Vereador propõe que obesos tenham acesso a assentos preferenciais em Salvador
O vereador Leo Prates, líder do DEM e vice-líder do Governo na Câmara Municipal de Salvador. apresentou o Projeto de Lei Nº 891/2013 que altera dispositivos da Lei n° 4068, de 19 de dezembro de 1989, sobre destinação preferencial de lugares nos ônibus, que atualmente se destina especificamente para mulheres em estado de gravidez, deficientes e idosos. O Projeto de Lei estabelece que os obesos também serão incluídos nos assentos preferenciais nos ônibus. Ele ressalta, ainda, que não haverá diminuição dos assentos sem marcação para outros usuários.
“Os obesos que precisam do transporte público em Salvador sentem dificuldades principalmente no que diz respeito à roleta e aos assentos. A ideia de manter assentos apropriados aos obesos poderá ser estendida em breve, quiçá, a outros equipamentos, como cinema, lanchonetes e restaurantes.”, afirmou o vereador.
A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012), do Ministério da Saúde, mostra que 51% da população acima de 18 anos está acima do peso ideal. Este dado é crescente, pois em 2006 o percentual era de 43%. Homens são maioria, 54%. Nas mulheres, o índice chega a 48%, o que é um dado alarmante.